sexta-feira, 5 de março de 2010

Evento "à flor da pele" 08/03-prestigie

É com grande alegria que comunicamos a todos que a servidora Maria Angélica Vila Nova Galucci, foi convidada para mostrar seus trabalhos na exposição que será realizada no Museu Luiz de Queiroz.
A exposição tem como tema: As Mulheres Artistas da ESALQ "a flor da pele".
A Sra. Angélica esta na USP desde 2004 e exerce suas funções de cozinheira junto ao Restaurante Universitário. Sempre muito dedicada e atenciosa, a servidora explica que além de ter a pintura como um passa tempo, utiliza sua habilidade também como forma de diminuir o stress do dia a dia.

Veja mais informações sobre o evento:

Mulheres à flor da pele
fonte: Comissão de Cultura e Extensão Universitária

Formas, sons, imagens, palavras, performances são expressões que a mulher artista da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) utilizará para homenagear as mulheres funcionárias da instituição, em 8 de março, dia em que todas são reverenciadas por serem mulheres na sua essência, desde o lado leoa até o lado FLOR, tema da exposição "A artista mulher da ESALQ - à flor da pele". O Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes "Luiz de Queiroz" abrigará a exposição de mulheres artistas que por meio da arte transformam, criam, orientam, educam e emocionam.

A abertura será no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, às 17h e a exposição poderá ser visitada até 9 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Informações pelo telefone 3429.4595

Expositoras

Benedita Giangrossi (Texto - Poesia)
A atriz, diretora teatral, poetisa e roteirista trabalha na ESALQ há 32 anos, 21 deles na Seção de Atividades Culturais, onde atua até hoje. Recebeu prêmio de melhor atriz no Festival de Teatro da USP, em 1991. É diretora da Cia. Sé de Teatro e atriz na Cia. dos Ridículos, atuando como Clown em performances para eventos. A artista preparou cinco poesias para a exposição: Meu Refúgio, Alicerce, Amarela, Que será da "ROS" sem "a" e Vida.

Carmen Maria da Silva Fernandez Pilotto (Texto - Poesia)
Orvalho Matinal, Rosas ao Entardecer de um Jardim Francês, Terapia Floral, Rosa e Contraponto são as poesias que Carmen apresentará na exposição. Trabalha há 17 anos na ESALQ e atualmente é membro do Centro Literário de Piracicaba e do Grupo Oficina Literária de Piracicaba. Publica regularmente na imprensa piracicabana e é vencedora de inúmeros concursos nacionais. Representou Piracicaba no Mapa Cultural Paulista nos anos de 1999 e 2001. Participou dos projetos para o Concurso Literário da USP "Brasil 500 anos". Publicou, em 2008, o livro de poemas Partículas Suplementares e lançou, com três amigas, o livro infantil Quatro cantos em quatro contos.

Célia Regina Vello (Artes visuais - Fotografia)
Trabalha há 28 anos na ESALQ na área de Educação. Atualmente, é educadora do Museu "Luiz de Queiroz". A artista sempre sentiu prazer em fotografar porém, há seis anos, tem um olhar mais cuidadoso com a natureza. Apresentará 10 fotografias de rosas, que são do jardim francês, ao lado do Museu, e mais um texto poético. "Expressar-me na escrita (estréia) é mais um desafio a ser enfrentado".

Cíntia Maria Annichino Pinotti (Artes visuais - Porcelana)
Trabalha há 16 anos na USP, sendo 13 na ESALQ. É regente titular e diretora artística do Coral Luiz de Queiroz. A maestrina trabalha também com outros corais e com a orquestra da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (EMPEM). Desenvolve atividades de pesquisa e lazer com dança folclórica. Desta feita, apresentará uma pintura em porcelana - Margaridas.

Creusa Maria Moniz Caixeta (Artes visuais - Pintura)
Trabalha na ESALQ como oftalmologista há 19 anos. Freqüentou, nos anos de 1984 e 85, um curso de desenho em Campinas, mas somente há 10 anos retornou ao desenho e à pintura. Na exposição, apresentará Tulipas, em giz pastel seco, e Flores, em aquarela.

Dorinha Míriam Silber Schmidt Vitti Kennedy (Artes visuais - Escultura/Objeto; Origami)
Trabalhou 34 anos no CENA como professora na área de Nutrição Animal com uso de radioisótopos e aposentou-se em 2009. Pratica atividades extras como origami, música e caligrafia. Na exposição, apresentará flores em papel com técnica de origami. A obra, denominada O caminho das flores, florindo a vida, mostra diversas flores feitas com uma única folha de formato quadrado e feitas com várias folhas de papel.

Eliete Ferezini Yoshii e Luiz Alberto Ferezini (Apresentação de dança de salão - gênero Valsa)
Eliete trabalha há seis anos na diretoria da ESALQ. Há 19 anos, juntamente com Luiz Alberto Ferezini, integram o Grupo de Danças Folclóricas de Piracicaba e, há 15 anos, apresentam-se em festas folclóricas e demais espetáculos artísticos. Farão apresentação na abertura do evento.

Evanilda Teresinha Perissinotto Próspero (Livro - Gastronomia)
Trabalha há 29 anos na ESALQ, 24 deles como diretora técnica de Serviços de Alimentação do Campus "Luiz de Queiroz". Há cinco anos atua como especialista em Gastronomia no departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) e pesquisadora do Laboratório de Frutas e Hortaliças. O livro Gastronomia: saber e cozer reune 416 receitas pesquisadas no restaurante dos docentes do Campus, algumas especialmente criadas para datas comemorativas que mostravam a gastronomia brasileira com ingredientes e sabores nacionais, mas com foco na tecnologia culinária internacional.

Laura Alves Martirani (Artes visuais - Foto-montagem)
Atua como docente no departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), na área de Comunicação, Educação e Conservação desde 1985 e desenvolve atividades relacionadas à produção de materiais audiovisuais, científicos e educativos. A professora apresentará as foto-montagens Alegria, Paixão, Metamorfose e Reflexão.

Márcia Maria Beltrame - (Canto/Apresentação Musical)
Trabalha há 28 anos na ESALQ e hoje é secretária do departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES). É meso-soprano, porém prefere cantar no contralto. Iniciou no Coral Luiz de Queiroz nos anos 1980, tendo participado de diversos outros grupos corais e madrigais, tais como Coral Cristóvão Colombo, Coral Piracicabano, Grupo Vocal Mosaico, Vox Cenaculi, Grupo de cantores da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Atualmente é integrante do Vocal Receita Caseira, tendo se apresentado em vários eventos de Piracicaba e também em cidades da região. Na abertura do evento fará um dueto com Sonia Delfini, cantando Devolva-me; Tudo que se quer e Flor do cafezal.

Maria Amábile Stabelin (Texto - Poesia)
Trabalha na ESALQ desde 1991, hoje atuando no departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN). Já na infância se apaixonou pela leitura, período em que começou a escrever poesias. Irá expor os textos Sonho e Rosa.

Maria Cristina Stolf Nogueira (Artes visuais - Pintura)
É docente do departamento de Ciências Exatas (LCE), desde 1977. A partir de 2003 passou a praticar pintura impressionista e já participou de exposições organizadas pela Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos (APAP). Recebeu menção honrosa, em 2005, na Mostra Almeida Jr, com a obra "Minha casa" (desenho carvão sobre tela). Em acrílica sobre papel, a artista apresentará Vidros de perfumes e Flores de cerejeira.

Maria Valéria Amadio Abreu (Artes Visuais - Categoria: Instalação -Artesanato)
Nascida em Tatuí, mas piracicabana de coração, Valéria trabalha no Centro de Informática do Campus "Luiz de Queiroz" (CIAGRI) há 21 anos e se declara "arteira" nas horas vagas. Traz para a exposição seu trabalho Vasos com flores de tecido.

Marisa Wildner Benachio (Fotografia e pintura)
Jornalista, Especialista em Jornalismo Científico e Relações Públicas. Atua na USP desde 1985 junto à Coordenadoria do Campus "Luiz de Queiroz". Fez curso de Desenho na ESALQ com o artista Archimedes Dutra e pintura com Tuco Amalfi. Também se dedica à Fotografia, ministrando cursos para participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade. Apresentará fotografias, além do quadro "Vaso de orquídeas", feito em acrílico sobre gis pastel em papel.

Sônia Maria Delfini (Canto/ Apresentação musical)
Trabalha como secretária na ESALQ há 32 anos, atualmente no projeto Equoterapia. É soprano, tendo iniciado no Coral Luiz de Queiroz nos anos 1980. Já participou de diversos outros grupos corais sendo sua última participação junto à Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Na abertura do evento fará um dueto com Márcia Beltrame, que serão acompanhadas pelo organista Walter Antonio Malachias.

Sônia Maria de Stefano Piedade (Artes Visuais - Pintura)
Atua há 16 anos na ESALQ, como docente do departamento de Ciências Exatas (LCE). É artista plástica ha 34 anos, trabalhando com pintura em óleo sobre tela. Tem participação em diversos salões com premiações (medalhas de bronze, prata e ouro), destacando Menção Honrosa no Salão Paulista de Belas Artes, Medalha de Prata no Salão de Belas Artes de Piracicaba em 2000, Medalha de Ouro no Salão de Belas Artes de Rio Claro e Bronze e Prata em Araras. Irá expor a obra Recanto Feliz 1.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar

Nenhum comentário: