sexta-feira, 12 de agosto de 2011

USP iFriends

USP iFriends registra cerca de mil cadastros em seus primeiros dias
O programa foi “inspirado” em entidades criadas nos últimos anos dentro de algumas unidades da USP, como a Escola Politécnica (Poli), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Os projetos nasceram por iniciativa dos próprios alunos, especialmente daqueles que voltaram de intercâmbios e se mobilizaram inclusive para obter verbas e poder mandar mais colegas ao exterior.

Para o vice-reitor executivo de Relações Internacionais da USP, Adnei Melges de Andrade, essa é uma atividade solidária que traz benefícios para os dois lados. O professor ressalta que a USP já oferece grande assistência aos estrangeiros por meio da CCInt e das comissões das unidades, mas considera que “a beleza dessas entidades reside em ser uma iniciativa dos próprios alunos”. “É fantástico o jovem falando com o jovem”, considera. “Só o fato de ser recebido no aeroporto, chegando a esta cidade tão grande, já é um grande conforto.”

Orientação
De acordo com o vice-reitor executivo, basicamente dois tipos de alunos se inscreveram no programa: aqueles que já estiveram no exterior, foram bem recebidos e querem de alguma forma retribuir pela experiência, e os que ainda não foram, mas se entusiasmam com a possibilidade e sabem que a oportunidade pode surgir mais à frente. “O projeto mostra à Universidade a importância de realizar atividades dessa natureza. Queremos estimular a criação de programas próprios nas unidades que ainda não os têm”, diz Melges de Andrade.

Conforme explica Sandra Lima, assistente de Relações Internacionais da CCInt, quem quiser ser um Amigo USP deve obrigatoriamente escolher um intercambista que vá para o mesmo campus e, de preferência, para a mesma unidade. Os voluntários recebem um manual com orientações e têm um email direto para tirar dúvidas. A CCInt também pretende organizar palestras e eventos para dar mais informações aos selecionados.

As 987 inscrições para o segundo semestre foram feitas pela internet no curto espaço entre as 17 horas do dia 22 de julho, sexta-feira, e as 8 horas da segunda-feira (25), o que demonstra o interesse dos alunos da USP nessa possibilidade de intercâmbio. Novas inscrições serão abertas no final do ano. O cadastramento deve ser feito no site do programa na internet: www.usp.br/ccint/ifriends.

Manual em inglêsAlém da ajuda que virá do Amigo USP, os intercambistas estrangeiros contam também com um novo manual escrito em inglês, desenvolvido pela CCInt. O Student and Researcher’s Guide (Guia do Estudante e do Pesquisador) é um guia completo de informações sobre a USP e visa a facilitar a integração dos estrangeiros à vida na Universidade.

O guia está dividido em três partes. A primeira apresenta informações gerais sobre a USP, todos os seus cursos de graduação e pós-graduação, além de informações sobre a documentação e as questões burocráticas referentes ao ingresso na Universidade. Há ainda orientação sobre os procedimentos para obtenção do visto e as medidas que o aluno deve tomar tão logo chegue ao Brasil.

Na segunda parte, o guia apresenta os campi da USP espalhados pelo Estado de São Paulo, as cidades em que eles estão localizados e como chegar a elas a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O terceiro bloco é dedicado a detalhar as informações sobre os serviços oferecidos pela USP: os restaurantes universitários nos campi, bancos, correio, assistência médica, prática de esportes, museus e atividades culturais.

O manual reúne ainda vários mapas e traz endereços, telefones e emails das comissões internacionais das unidades e também de outros serviços da USP. Por enquanto o Student and Researcher’s Guide está disponível somente em edição virtual, que pode ser baixada no endereço da CCInt na internet (www.usp.br/ccint), mas não está descartada a distribuição de uma edição impressa no futuro.

Nenhum comentário: