sexta-feira, 30 de março de 2012

Seu chefe é um líder?

Descubra as diferenças entre esses papéis de comando

fonte: Bruna Souza Cruz
Do UOL, em São Paulo
  • Arte UOL
No ambiente profissional existem algumas diferenças que determinam o papel do chefe e o de um líder. O conceito de chefia vem agregado a uma responsabilidade de coisas técnicas, de ditar as regras e de controlar, afirma a master coach Marília Fiuza, instrutora licenciada da Sociedade Brasileira de Coaching.

"A figura do chefe está atrelada ao cargo, a autoridade pela função. Já o líder, independente do cargo que tem, consegue delegar tarefas, estimular pessoas, motivar sua equipe”, diz a especialista.

Para Ivani Manzzo, personal life coach, a diferença pode ser apenas semântica se o chefe for um bom líder. No entanto, o problema é o efeito que o nome pode causar em algumas pessoas. “Ser chamado de chefe pode dar a impressão errada de que ‘ele é quem manda’. Agora, o líder pode despertar o sentido de responsabilidade, da capacidade de liderar, cativar e se fazer acreditar”, explica.

Com base nessas divergências de conceitos, a psicóloga Beth Martins, consultora em recursos humanos, destacou em seu livro “Virei supervisor, e agora?” as principais diferenças entre o líder e o chefe:
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Erros mais comuns

Marinheiros de primeira viagem no comando de uma equipe, profissionais que acabam de assumir papéis de liderança, costumam cometer erros básicos em seus primeiros dias de trabalho.

"Um dos maiores erros é o profissional esquecer como foi ser liderado/mandado. Ou seja, ele muda as atitudes, a postura e a forma como trata os demais sem avaliar as experiências passadas", ressalta Ivani. “Isso pode fazer com que a confiança nele seja perdida. Como liderar um grupo que não confia em você? Muito difícil. O maior desafio para ele será manter um ambiente saudável, sabendo tratar a todos da mesma forma, com os mesmos direitos, com as mesmas necessidades e com a mesma atenção."

A instrutora Marília Fiuza acrescenta que outros quatro erros pontuais devem ser evitados:
  • Reprodução

Buscar aceitação de forma indevida – às vezes o profissional não se impõe como deveria, não é assertivo e pelo fato de querer ser aceito acaba pecando em termos de resultados e não cobra as pessoas como deveria cobrar. Quer ser aceito mais do que qualquer outra coisa.

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