quarta-feira, 20 de junho de 2012

EACH anuncia programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade

Professor Marcelo Antunes Nolasco – EACH / Foto: Marcos Santos/USP Imagens
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP anunciou a abertura de inscrições para Pós-Graduação em Sustentabilidade, o primeiro programa stricto sensu do gênero no Brasil, e o primeiro doutorado oferecido pela Unidade. O lançamento acontece nesta quarta-feira (20), durante a Rio+20.
Segundo Nolasco, o curso terá duas abordagens. A abordagem conceitual e teórica tratará de uma nova forma de pensar a utilização de recursos a partir da qual todos os problemas devem buscar soluções que passem por ações e resultados sustentáveis. “E a abordagem instrumental buscará formar o egresso nas áreas de conhecimento relacionadas às práticas baseadas em sustentabilidade e capacitá-lo a conhecer, desenvolver e aplicar políticas, instrumentos e técnicas consolidados ou novos”, disse.
“O programa se propõe a formar profissionais capazes de inserir as ações necessárias à implementação de princípios e práticas de sustentabilidade nas atividades que se referem ao uso e à preservação de recursos naturais pelas sociedades atuais”, conta o professor Marcelo Nolasco, coordenador do programa.
O programa prevê a formação de pesquisadores, mestres e doutores, com perfil interdisciplinar para os sistemas acadêmico e científico. Eles irão atuar em organizações públicas e privadas, produzindo ou aplicando o conhecimento sobre fenômenos e processos e suas inter-relações em busca da sustentabilidade do ambiente urbano, rural e dos ecossistemas naturais.

Diferencial

Seu objetivo principal é fomentar a produção científica, a inovação tecnológica e a formação de recursos humanos nos níveis de mestrado e doutorado, sob o foco interdisciplinar, tendo como tema a sustentabilidade.
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
A reunião das abordagens científica, de inovação tecnológica e da gestão à solução de problemas socioambientais em um único Programa de Pós-Graduação constitui-se em um dos seus diferenciais. Espera-se que esta articulação, por meio do estímulo à discussão dos problemas, permita identificar questões relevantes à construção de uma pauta ambiental brasileira e propor respostas apoiadas na promoção da sustentabilidade.
Entre os docentes do novo programa estão pesquisadores renomados como Adolpho José Melfi (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e reitor da USP de 2001 a 2005), Jean Paul Metzger (Instituto de Biociências) e Paulo Saldiva (Faculdade de Medicina).

Inscrições

O curso, aprovado este ano pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizará seu primeiro processo seletivo no segundo semestre. As informações e os documentos necessários serão previamente divulgados em Edital específico, a ser publicado no Diário Oficial, na mídia e na página eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade e da EACH/USP.
Com informações da Agência Fapesp e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade/EACH
Mais informações: (11) 3091-8197, email sustentabilidade-each@usp.br

Nenhum comentário: