quarta-feira, 20 de junho de 2012

Relações Internacionais oferece 12.500 vagas em cursos de idiomas

Estão abertas, entre os dias 18 a 30 de junho, as inscrições para cursos gratuitos de idiomas a distância. A USP, através da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (VRERI), firmou parceria com a Universia Brasil para oferecimento de 12.500 vagas para cursos de inglês, espanhol e chinês no nível Básico A1 para a comunidade da Universidade em 2012.

Os cursos apresentam animações de situações reais do dia a dia...
Os cursos foram desenvolvidos por professores licenciados pela USP e, como são realizados a distância, permitem que o aluno acesse as aulas conforme sua disponibilidade de tempo e ritmo de aprendizagem. As aulas ficam disponíveis durante 24 horas por dia, sete dias por semana para o acesso do aluno, que determina o ritmo de estudo.
Estão estruturados em dez módulos de seis horas de duração cada um, com 10 testes de avaliação e uma avaliação final. Cada unidade de estudo inicia-se com um caso animado com áudio apresentando as funções comunicativas, das quais serão extraídos, no interior de cada unidade, o vocabulário, a cultura, a gramática e o léxico. A realização será inteiramente on-line e autoinstrucional, com as aulas começando até o início de agosto e ficando disponíveis durante 180 dias para o término.
O oferecimento destes cursos é mais uma das iniciativas da USP para estimular e incentivar a internacionalização da Universidade, como o Programa de Bolsas de Intercâmbio para Alunos de Graduação.
Público-alvo e número de vagas
O idioma com o maior número de vagas é o inglês, com 10 mil no total: 3.000 para alunos de graduação e 5.000 para os de pós-graduação, 500 para docentes e 1.500 para funcionários.
O curso de espanhol tem 1.500 vagas ao todo, 1.000 para alunos de graduação, 440 para os de pós-graduação e 60 para funcionários. O de chinês oferece 1.000 vagas, sendo 850 para os alunos de graduação e 150 para os de pós-graduação.
Para candidatar a uma vaga, os alunos e docentes precisam acessar o site da VRERI. Entre os funcionários, a preferência para o preenchimento das vagas são para os que trabalham nas áreas de relações internacionais das Unidades. Mas, caso não exista interesse dos funcionários destas áreas, os de outros setores também podem candidatar-se, porém, deverão ser indicados pelos respectivos diretores de suas Unidades. A VRERI encaminhará ofício às diretorias das Unidades informando a quantidade de vagas oferecidas aos funcionários.
Parceria

...como exemplo para a aprendizagem
O curso de espanhol já foi oferecido também em sistema virtual à comunidade da USP com o nome espanhol Vale, através de um acordo feito com a Universia Brasil – rede de 1.216 universidades que representa 14 milhões de professores e estudantes universitários e que está presente em 23 países Ibero-americanos – vigente de 2006 a 2010. Durante este período foram realizadas quatro edições dirigidas para alunos de graduação e pós-graduação e funcionários de relações internacionais, e mais uma edição para docentes. Ao todo, tiveram 4.000 vagas (alunos e funcionários) e mais 1.000 para docentes. Este acordo para o oferecimento do curso espanhol Vale foi renovado no ano passado, com vigência até 2014, no qual há 1.000 pessoas com o curso em andamento.
Porém, estes novos cursos de idiomas não fazem parte destes acordos e nem terão mais o nome Vale, para o caso do espanhol. Agora foi adotado o nome “VRERI Idiomas” para todos os cursos, que são oferecidos somente no nível básico A1, mas está em negociação a possibilidade de continuação em outros níveis.

As inscrições para o curso devem ser feitas através do site da VRERI, onde também será divulgado o resultado da seleção para o curso e comunicados em geral.
Para obter mais informações ou tirar dúvidas, o e-mail de contato é: idiomas.vreri@usp.br

Nenhum comentário: