quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O QUE DEIXAR PARA TRÁS EM 2013



Por MEIRY KAMIA
O período que antecede o Final de Ano é o momento em que as pessoas, de forma mais ou menos conscientes, fazem um balanço do ano que termina. Nesse balanço refletimos sobre os projetos lançados no ano anterior, o que conseguimos realizar, o que ficou faltando, etc.
Também é comum as pessoas fazerem planos para o ano seguinte. Entretanto, tão importante quanto criar novas metas, saber eliminar questões que não nos servem mais, também ajuda na caminhada rumo à felicidade.
Nossa vida é como uma estrada. Caminhamos por ela com uma pequena mochila onde guardamos algumas “ferramentas” importantes para nossa caminhada. Tais “ferramentas” são os aprendizados, valores, lembranças, experiências, hábitos, sentimentos, etc. De tempos em tempos é preciso fazer uma “limpeza” nessa mochila de forma que ela não fique pesada demais para que possamos continuar com tranquilidade nessa travessia da vida.
A cada final de ano é preciso olhar para dentro dessa “mochila” e separar o que permanece para o ano que vem e o que já não serve mais. Mochila pesada demais torna a travessia mais penosa, mais difícil e árdua. Saiba separar o que levar e o que não levar para 2013:
• Objetos inúteis: faça uma faxina em sua mesa de trabalho e nos armários de sua casa. Jogue fora ou doe para quem precisar objetos que você não usou no período de 1 ano.
• Hábitos indesejáveis: preguiça, mau humor, procrastinação (eterno adiamento de execução de planos), fumar, beber demais, gastar dinheiro demais, etc, são comportamentos que não ajudam no caminho rumo à qualidade de vida e felicidade. Se tais comportamentos não ajudam na concretização de seus planos para 2013, corte fora! Eleja uma atitude condizente com o que deseja da vida.
• Relacionamentos infelizes: às vezes permanecemos em relações por pura comodidade. Isso serve não só para relacionamentos amorosos, mas também relações comerciais e de amizade. Algumas pessoas são extremamente negativas, nos colocam para baixo e roubam nosso tempo. Pare e pense, “o que essa pessoa traz de positivo para sua vida?”, “sua presença é positiva e combina com o seu objetivo de vida?”. Se essas relações te fazem mal, então, está na hora de cortar. Afaste-se de quem não te faz bem.
• Lembranças indesejáveis: da mesma forma que se faz uma faxina no armário, é importante fazer uma faxina nas recordações que causam emoções desagradáveis. Rancores, mágoas, angústias, nos prendem ao passado. Para viver o futuro de forma leve e feliz, é preciso deixar para trás mágoas acumuladas. Elas pesam muito na mochila e tornam o caminhar mais amargo. Perdoe, deixe as pessoas que te causaram mal seguirem seu caminho. Perdoe a si mesmo, caso tenha feito mal a alguém, dê uma chance a si mesmo para retomar seu caminho de forma mais leve. Lembre-se, você também merece ser feliz!
MEIRY KAMIA – Palestrante, Psicóloga, Mestre em Administração de Empresas e Consultora Organizacional. Site: http://www.meirykamia.com; contatos: 11-2359-6553; contato@meirykamia.com
LINKS RELACIONADOS:



Sistema do Acervo Banco do Software

Nenhum comentário: