quinta-feira, 25 de agosto de 2011
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Levanta, sacode a poeira
Por: Stephanie Woodard
Uma estratégia simples, mas efetiva para a saúde: saia da cadeira!
Tradução: Thays Biasetti
O corpo humano é feito para se mover, ainda que a maioria de nós passe as horas que fica acordada sentada – no ônibus, no carro, na frente do computador. Novas pesquisas dão grande motivação para olhar atentamente seus hábitos diários: um estudo de 14 anos com mais de 100 mil adultos conduzido pela Sociedade Americana de Câncer ligou o fato de ficar sentado por mais de seis horas por dia com o aumento do risco de doenças cardíacas e diabetes, assim como morte precoce por todas as causas. Outros estudos recentes sobre os efeitos em longo prazo de ficar sentado por muito tempo chegaram à mesma conclusão: sentar por longos períodos, sem levantar, é ruim para a saúde, mesmo que faça exercícios regulares.
“As políticas públicas falam apenas em fazer exercícios – mais ou menos 150 minutos de atividade moderada por semana para adultos”, diz Alpa Patel, pesquisadora da Sociedade do Câncer. “Mas nossa pesquisa e outros estudos mostram que ficar muito tempo sentado durante o dia pode anular os bons efeitos dos exercícios.”
Cientistas não sabem exatamente porque estacionar o bumbum na cadeira é tão perigoso, mas alguns estudos sugerem que imobilidade estendida pode causar mudanças metabólicas que podem contribuir com o desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes.
Para diminuir o risco é fácil, de acordo com o internista Raul Seballos, vice-presidente de medicina preventiva da Cleveland Clinic, em Ohio. Para começar, passe menos tempo sentado e faça pausas ativas. Tente manter o telefone longe do computador para que tenha de levantar para atender. Levante-se para beber água em vez de encher uma garrafa que dura o dia todo. Estabeleça limites para tempo na internet e execute tarefas ativas enquanto assiste à TV à noite.
“Pense em algumas pequenas mudanças que pode fazer – mais alguns passos aqui e ali – e achará fácil reduzir o tempo que fica sentado”, diz Patel.
Saudação à escrivaninha
Quebre seu tempo sentado praticando uma ou duas meias saudações ao sol algumas vezes por dia.
Urdhva hastasana
(postura dos braços para cima)
Uttanasana
(postura do alongamento intenso para a frente)
Ardha uttanasana
(meia postura do alongamento intenso)
Tadasana
(postura da montanha)
USP iFriends
USP iFriends registra cerca de mil cadastros em seus primeiros dias | |
Paulo Hebmüller, do Jornal da USP
Para o vice-reitor executivo de Relações Internacionais da USP, Adnei Melges de Andrade, essa é uma atividade solidária que traz benefícios para os dois lados. O professor ressalta que a USP já oferece grande assistência aos estrangeiros por meio da CCInt e das comissões das unidades, mas considera que “a beleza dessas entidades reside em ser uma iniciativa dos próprios alunos”. “É fantástico o jovem falando com o jovem”, considera. “Só o fato de ser recebido no aeroporto, chegando a esta cidade tão grande, já é um grande conforto.”
Orientação
De acordo com o vice-reitor executivo, basicamente dois tipos de alunos se inscreveram no programa: aqueles que já estiveram no exterior, foram bem recebidos e querem de alguma forma retribuir pela experiência, e os que ainda não foram, mas se entusiasmam com a possibilidade e sabem que a oportunidade pode surgir mais à frente. “O projeto mostra à Universidade a importância de realizar atividades dessa natureza. Queremos estimular a criação de programas próprios nas unidades que ainda não os têm”, diz Melges de Andrade.
Conforme explica Sandra Lima, assistente de Relações Internacionais da CCInt, quem quiser ser um Amigo USP deve obrigatoriamente escolher um intercambista que vá para o mesmo campus e, de preferência, para a mesma unidade. Os voluntários recebem um manual com orientações e têm um email direto para tirar dúvidas. A CCInt também pretende organizar palestras e eventos para dar mais informações aos selecionados.
As 987 inscrições para o segundo semestre foram feitas pela internet no curto espaço entre as 17 horas do dia 22 de julho, sexta-feira, e as 8 horas da segunda-feira (25), o que demonstra o interesse dos alunos da USP nessa possibilidade de intercâmbio. Novas inscrições serão abertas no final do ano. O cadastramento deve ser feito no site do programa na internet: www.usp.br/ccint/ifriends.
Manual em inglêsAlém da ajuda que virá do Amigo USP, os intercambistas estrangeiros contam também com um novo manual escrito em inglês, desenvolvido pela CCInt. O Student and Researcher’s Guide (Guia do Estudante e do Pesquisador) é um guia completo de informações sobre a USP e visa a facilitar a integração dos estrangeiros à vida na Universidade.
O guia está dividido em três partes. A primeira apresenta informações gerais sobre a USP, todos os seus cursos de graduação e pós-graduação, além de informações sobre a documentação e as questões burocráticas referentes ao ingresso na Universidade. Há ainda orientação sobre os procedimentos para obtenção do visto e as medidas que o aluno deve tomar tão logo chegue ao Brasil.
Na segunda parte, o guia apresenta os campi da USP espalhados pelo Estado de São Paulo, as cidades em que eles estão localizados e como chegar a elas a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O terceiro bloco é dedicado a detalhar as informações sobre os serviços oferecidos pela USP: os restaurantes universitários nos campi, bancos, correio, assistência médica, prática de esportes, museus e atividades culturais.
O manual reúne ainda vários mapas e traz endereços, telefones e emails das comissões internacionais das unidades e também de outros serviços da USP. Por enquanto o Student and Researcher’s Guide está disponível somente em edição virtual, que pode ser baixada no endereço da CCInt na internet (www.usp.br/ccint), mas não está descartada a distribuição de uma edição impressa no futuro.
Assinar:
Postagens (Atom)