sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pedalusp inaugura base de empréstimo na estação Butantã






Foram inauguradas nesta quarta-feira (22), na estação Butantã do metrô (na linha 4-amarela), os dois primeiros pontos definitivos do Pedalusp, o sistema de empréstimo de bicicletas desenvolvido na Universidade. As novas bases de empréstimos ligarão o trajeto entre o metrô e o Centro de Visitantes, que fica próximo à portaria 1 da Cidade Universitária, na Zona Oeste da capital.




Além das novas bases, foi entregue também uma ciclorrota com sinalização viária, que tem cerca de 1.100 metros de extensão e passa pelas ruas Engenheiro Bienor, Gaspar Moreira e pela avenida Afrânio Peixoto.

O sistema de empréstimo do Pedalusp vai continuar o mesmo. Através da carteirinha da USP, os alunos, professores e funcionários poderão retirar uma bicicleta e utilizá-la por um período que agora foi estendido para 30 minutos - 10 a mais do que o tempo permitido durante a fase de testes. A ciclorrota, assim como o Pedalusp, vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 6 às 22 horas, exceto feriados. O Pedalusp vai disponibilizar 16 bicicletas para empréstimo.

No bicicletário da estação Butantã, estão localizados, ainda, o serviço de empréstimo do Instituto Parada Vital, que administra bicicletários em outras estações do metrô e que vai oferecer 10 bicicletas nesse local, e mais 70 vagas para estacionamento de bikes. O espaço recebeu o nome de “Antonio Bertolucci”, em homenagem ao ciclista de 68 anos que morreu atropelado em junho deste ano, em uma alça de acesso à avenida Sumaré, na Zona Oeste da cidade.

Política de uso de bicicletas
O evento, que também comemorou o Dia Mundial Sem Carro, contou com a participação de idealizadores do projeto e de representantes da USP, do metrô, da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e do Instituto Parada Vital. Na cerimônia, foram discutidos a importância dos bicicletários para o sistema de transportes de São Paulo e os esforços para que as adaptações de infraestrutura necessárias sejam realizadas.

Para o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, a inauguração do bicicletário da estação Butantã e da ciclorrota representa mais do que apenas a ligação entre o metrô e a USP. “Estamos dando mais um passo em uma política de incentivo ao uso da bicicleta na cidade de São Paulo”. Ele citou, ainda, dados de uma pesquisa de origem e destino desenvolvida pelo metrô, que comprovam que 70% das mais de 300 mil viagens diárias realizadas de bicicleta são por motivo de trabalho. “Se nós criarmos pontos como esse, de recepção de bicicletas, estamos ajudando essas pessoas”.

De acordo com Ismail Caetano, presidente do Instituto Parada Vital, não há como negar que houve avanços em relação a esse tema. Com a unidade da estação Butantã, esse já é o 24º bicicletário sob responsabilidade do Instituto na cidade. “Tudo isso é possível hoje porque alguém deu algum passo lá atrás e tornou esse movimento importante”, afirma.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, explica que a ideia de instalar um ponto do Pedalusp no metrô surgiu dos responsáveis pelo sistema, que entraram em contato com ele e propuseram o projeto. “Estamos dando esse espaço para eles, para que possam usar da forma que for mais conveniente”. Sobre a possibilidade de haver outras bases do Pedalusp fora da Universidade, como na estação Cidade Universitária da CPTM, por exemplo, Fernandes afirmou que teria o total apoio da Secretaria. “Podemos começar a hora que quiserem”, disse.

Segundo André Pascoalini, ciclista que escreve no blog O Bicicreteiro, “o bicicletário é uma das formas de tirar carro da rua”. Para ele, essas iniciativas são também uma forma de popularizar o uso e de democratizar a mobilidade de todas as pessoas. “A bicicleta iguala todo mundo: desde o diretor de empresa até o porteiro do prédio, todo mundo pedala”, diz.

O projeto
O Pedalusp foi criado por ex-alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP como um projeto de conclusão de curso. A ideia surgiu a partir de um modelo de empréstimo da França, país para onde os estudantes viajaram em intercâmbio, com o objetivo de melhorar a mobilidade das pessoas dentro da Universidade. Maurício Villar, um dos criadores do sistema, conta que não imaginava que o sistema avançaria até fora dos muros da USP tão cedo. “Sair da USP foi uma grata surpresa”, afirma.

Entretanto, Villar explica que o principal compromisso do Pedalusp é que os seus serviços se expandam para dentro da Cidade Universitária. “Vamos nos focar dentro do campus, para ter um projeto bem bacana lá dentro”, completa. As bases de empréstimos da Poli foram desativadas por enquanto, porque apenas faziam parte dos testes do sistema. Porém, futuramente, a Escola vai receber um dos 10 pontos do Pedalusp que estão previstos no projeto e que vão disponibilizar 100 bicicletas para empréstimo.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mobilidade Sustentável


A Comissão de Mobilidade Sustentável da Coordenadoria do Campus "Luiz de Queiroz" (CCLQ) realiza, de 19 a 22 de setembro, a "III Semana da Mobilidade Sustentável do Campus 'Luiz de Queiroz'", que integra a I Semana de Mobilidade Urbana de Piracicaba.
 
No dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, a Comissão espera contar com apoio de todos para que seja evitada a circulação de veículos motorizados no Campus e propõe uma  experiência mais ousada: a colocação de bases para a implantação de um sistema de circulação amigável aos ciclistas e aos pedestres. A iniciativa prevê a sinalização de uma ciclo-faixa no Campus "Luiz de Queiroz", passando pela  avenida Principal e avenida das Palmeiras, principais vias de entrada e  saída dos usuários.  Neste dia (22/09), portanto, não será possível estacionar  nessas avenidas e as alternativas para estacionamento são: Ginásio de Esportes, atrás da DVATCOM, proximidades da ADAE, da Biblioteca Central ou área próxima ao gramadão central em direção ao Pavilhão de Ciências Humanas. Assim, a prioridade  será daqueles que caminham, pedalam ou se locomovem em transporte público.

Com esta atitude, espera-se valorizar a saúde individual e planetária, promovendo meios de deslocamento que provoquem  menos poluição, mais atividade física, menos desperdício de energia, mais equilíbrio social, menos congestionamentos e mais preservação do patrimônio cultural e natural (por exemplo, mais parques e menos estacionamentos).
 
Informações: pelo e-mail planod@esalq.usp.br ou pelo telefone 3429.4051.
Fonte: ACom 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

3ª. edição A(P)arte, participe



O A(P)arte da Vez tem como proposta o encontro e a troca artística, por meio de uma assembleia, entre alunos, professores e funcionários de universidades e grupos universitários que desenvolvem atividades artísticas tais como teatro, vídeo, escultura, pintura, grafite, cinema, fotografia, literatura, entre outros.

Para organizar a 3ª. edição, que acontecerá no Campus da ESALQ em outubro, será realizada uma reunião entre os representantes dos grupos interessados em participar, que devem entar em contato pelos telefones (19) 3429.4433 ou (19) 9458.4564.
 
Reunião de organização:
Data:  21 de setembro (quarta-feira)
Horário: 11h30
Local: Centro de Vivência (C.V.)

palestra "Programa de Educação Previdenciária"

Na próxima quarta-feira, acontecerá a palestra "Programa de Educação Previdenciária", a ser ministrada pelo Sr. Sérgio Duarte Yamanaka Junior, Coordenador do Programa de Educação Previdenciária do INSS em Piracicaba. A palestra abordará filiação e inscrição na Previdência Social, condições para reconhecimento de direitos e benefícios da Previdência Social.
Data: 21 de setembroHorário: 8h30Local: Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia
A realização é do Grupo de Treinamento e Desenvolvimento da ESALQ, com apoio da Diretoria da ESALQ e da Coordenadoria do Campus "Luiz de Queiroz" (CCLQ). A entrada é franca e não há necessidade de realizar inscrição. Mais informações pelo telefone 3429.4428 ou e-mail treinar@esalq.usp.br .

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

"III Semana da Mobilidade Sustentável do Campus Luiz de Queiroz"

Informe nº. 566/11

A Comissão de Mobilidade Sustentável da Coordenadoria do Campus "Luiz de Queiroz" (CCLQ) realizará, de 19 a 22 de setembro, a "III Semana da Mobilidade Sustentável do Campus Luiz de Queiroz", que integra a I Semana de Mobilidade Urbana de Piracicaba, com o objetivo de aprofundar o tema da mobilidade sustentável no Campus, sensibilizar a comunidade usuária e ampliar o debate para o âmbito municipal.
 
Programação:
19 de setembro (segunda-feira)
- período da manhã: divulgação e mobilização sobre a Semana nas entradas principais do Campus,
 
20 de setembro (terça-feira)
- 8h: abertura oficial, no bolsão de estacionamento ao lado do Edifício Central;
- 8h15: caminhada da 3ª. idade, com saída do bolsão de estacionamento ao lado do Edifício Central;
- das
8h às 12h e das 13h às 17h: oficina "Pequenos reparos em bicicletas"; Barraca de exposição (informações sobre a semana, divulgação da Cartilha da mobilidade e do site Carona Solidária), no bolsão de estacionamento ao lado do Edifício Central;
21 de setembro (quarta-feira)
- 9h: plantio comemorativo ao Dia da Árvore, próximo à Casa de Hospedes;
-
9h30: palestra sobre mobilidade, com os profs. Demóstenes Ferreira da Silva Filho (LCF) e Ana Maria Liner Pereira Lima (LPV), no Pavilhão de Ciências Humanas (LES);
-
16h: Estudo do Meio em duas rodas, com saída em frente ao Departamento de Ciências Florestais (LCF);
22 de setembro (quinta-feira): Mobilização "Dia Mundial Sem Carro"
-
8h: pedalada pelo Campus, com saída em frente ao Edifício Central;
-
9h: oficina "O sonho da mobilidade no Campus do futuro", na área interna do Centro de Vivência (C.V.);
- das
8h às 14h: Campanha para um Coração Melhor, avaliação cardiológica, no bolsão de estacionamento ao lado do Edicífio Central.
Mais informações pelo e-mail planod@esalq.usp.br ou telefone 3429.4051.
fonte: ACom