USP mantém desempenho do ano passado e ainda foi campeã em mais uma outra área do conhecimento, ganhando metade dos prêmios distribuídos nesta categoria
A USP conquistou a 7ª edição do Prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante 2011 da Editora Abril, na categoria “Universidade do Ano” – escola pública (entre instituições municipais, estaduais e federais), pelo terceiro ano consecutivo, em cerimônia realizada na Sala São Paulo, na capital paulista, na noite do dia 5 de outubro.
Na categoria Áreas do Conhecimento, a Universidade além de manter o desempenho obtido em 2009 e 2010 – em que foi finalista em sete áreas, de um total de oito avaliadas pelo Guia, e campeã em três: comunicação e informação, engenharia e produção, e saúde – neste ano também foi vencedora em mais uma área, administração e negócios, conquistando metade dos prêmios distribuídos nesta categoria.
Avaliação
Para chegar à lista das melhores universidades do país e apontar os melhores cursos de graduação, a redação do Guia do Estudante realizou um minucioso trabalho de apuração durante todo o ano. Em 2011, mais de 10.392 cursos de 2.035 instituições de ensino superior de todo o Brasil foram avaliados por 3 mil pareceristas – professores e coordenadores de instituições convidados – que emitiram notas aos cursos, sendo que 4.329 foram estrelados. A média dos valores é o que define a quantidade de estrelas que cada instituição irá receber.
Nesta edição do Prêmio, foram distribuídos 18 prêmios. Dois para a categoria melhor universidade, que premiou uma instituição pública e uma privada, e 16 para a categoria melhores áreas do conhecimento, que também premiou uma universidade pública e uma privada nas oito áreas levantadas pelo Guia: administração e negócios; artes e design; ciências exatas e informática; ciências sociais e humanas; comunicação e informação; engenharia e produção; meio ambiente e ciências agrárias; saúde.
Além deste ano, a USP já ganhou este prêmio outras três vezes, em 2006, 2009 e 2010. Para conseguir o destaque também em 2011, a instituição teve 117 cursos de graduação, dos 240 ministrados na Universidade, avaliados pela redação do Guia. Desses, 116 obtiveram estrelas: 68 foram avaliados com cinco estrelas, 43 com quatro e 5 com três estrelas.
“Quero agradecer a esta iniciativa tradicional do Guia do Estudante. A graduação tem neste prêmio a construção de parâmetros que estimulam a nossa qualidade”, afirmou a pró-reitora de Graduação, Telma Maria Tenório Zorn, durante entrega do prêmio. Telma destaque alguns aspectos da área que representa na Universidade, como o estabelecimento de metas e a autoavaliação, o que reflete no “[Neste ano tivemos] aumento no número de candidatos ao vestibular da Fuvest [realiza o processo seletivo para a USP] e o aumento do número de candidatos oriundos de escolas públicas, que é a prioridade de minha gestão”.
Mas, a professora não se limitou a falar da graduação e lembrou que em muitas universidades do Brasil há egressos da USP, principalmente da pós-graduação que está comemorando 100 mil títulos neste ano. E finalizou, dizendo que a importância deste prêmio é o fato de ser focado na graduação, que reconhece o papel fundamental da universidade e a importância que ela pode ter para a sociedade.
Os cursos premiados
Clique aqui para ver a relação de todos os cursos “estrelados” da USP que constam da publicação do Guia do Estudante Profissões Vestibular 2012.
(Fotos: Ernani Coimbra)
fonte: Sala de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário